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Oportunidades, tendências de moda, negócios e atualização profissional na 6ª edição da Gotex Show

A 6ª edição da GOTEX Show – Feira Internacional de Produtos Têxteis, evento que reúne anualmente o setor têxtil, foi realizada de 11 a 13 de setembro de 2018, em São Paulo.

Este ano a feira reuniu mais de 100 marcas expositoras trazendo lançamentos em tecidos, aviamentos, vestuário (moda feminina, masculina e infantil), lingerie, linha fitness, acessórios e moda casa. Participaram nesta edição expositores do Brasil, China, Coréia do Sul, Egito, Hong Kong, México, Paquistão e Peru.

“A Gotex se consolidou como uma ampla plataforma de promoção comercial, geração de negócios, trabalho e network entre os profissionais. São seis edições de muito trabalho e dedicação de todos os envolvidos nesse projeto. A cada ano superamos desafios e trazemos novidades para que a feira ofereça sempre diversidade em produtos, tendência de moda, tecnologia e novos negócios para a cadeia”, destacou Henrique Reis, Relações Internacionais do evento.

Este ano a Gotex trouxe uma gama de produtos diferenciados, sempre com foco em oferecer novas soluções para a cadeia têxtil. Entre os expositores, a Jihua 3542 Textile, que produz fios, tecido greige e têxteis para o lar, com oferta de fios de algodão, fibras funcionais e de alta densidade, tecidos e jogos de cama. Destaque no portfólio são os tecidos 100% algodão e as fibras funcionais como bamboo, modal e tencel.

Outro destaque no evento foram os tecidos funcionais. A Shenyang Sunnytex Apparel apresentou sua gama de tecidos com propriedades funcionais como absorção e secagem rápida da transpiração, propriedades antimicrobianas, resistência a manchas, tração e ao rasgo, entre outras características.

Lançando duas coleções por ano, a Fine Print Estamparia Digital, levou para a feira as últimas novidades em estamparia. Utilizando tecnologia de ponta em impressão digital, a marca destacou o animal print, os florais e os tecidos texturizados como apostas para as próximas estações.
Os visitantes também puderam conferir as novidades em moda íntima de Juruaia-MG, capital mineira da lingerie e terceiro maior polo fabricante do país, que esteve no evento através da Aciju – Associação Comercial e Industrial de Juruaia, e da Bressan, marca brasileira de moda íntima que exibiu as novas modelagens de lingeries, em algodão e microfibra.

Palestra de tendências, design para estamparia e moda casa
A movimentada agenda de palestras da Gotex 2018 começou com a consultora da WGSN Mindset, Julia Curan, que falou sobre “Tendências de moda feminina – Inverno 2019”. A WGSN, maior plataforma de pesquisa de tendências no mundo, trouxe aos visitantes os principais destaques das passarelas das quatro maiores semanas de moda do mundo (Londres, Paris, Milão e Nova Iorque). Também palestrante no evento, Adriana Boulos, diretora do Estúdio Adriana Boulos, falou sobre o design para estamparia, destacando a tendência que convida ao toque, através de texturas e pelúcias.

Mais uma vez o Fashion Snoops trouxe atualização das tendências para as próximas temporadas. Camila Toledo, diretora do bureau de tendência, antecipou tudo sobre os principais conceitos, cores, tecidos, estampas e silhuetas do Verão 2020. Camila também apresentou a palestra sobre tendência de moda casa.
Já Angélica Marangoni, diretora de pesquisa e desenvolvimento têxtil na Tendenza del Tessuto falou sobre as tendências em tecido e como implementá-las no mercado brasileiro. Após as palestras os visitantes puderam já conferir muitas das tendências e dos tecidos nos estandes da feira.

Moda Casa
A moda casa esteve em foco na Gotex 2018. No último ano o setor brasileiro de cama, mesa e banho produziu 954,6 milhões de peças (crescimento de 4%), em valor, R$ 17,95 bilhões (alta de 9,2%). Alinhado a esse cenário, a Gotex ampliou o número de expositores voltados a esse setor e trouxe conteúdos inéditos de tendência para a moda casa. Conjuntos de cama, colchas, edredons, cobertores, cortinas, capas de almofada, mantas, tapetes e tecidos como jacquard, microfibra de poliéster e suede foram alguns dos produtos que os visitantes encontraram na feira.

Em três dias o evento recebeu profissionais do setor entre lojistas, confeccionistas, compradores de grandes magazines, importadores e outros profissionais da indústria.

Negócios em pauta
Representando mais de 20 empresas do Egito, o escritório econômico e comercial da Embaixada do Egito em São Paulo, focou nas oportunidades de negócio entre os dois países. Há cerca de um ano o Egito assinou um acordo de livre comercio com o Mercosul, primeiro acordo dessa modalidade a ser celebrado pelo bloco sul-americano com país do continente africano e países Árabes. “O acordo prevê uma diminuição gradual tarifária, alcançando em 10 anos a tarifa zero. Além do acordo Mercosul-Egito, o país possui
acordos de livre comércio com 77 países no mundo”, destacou Mohamed Elkhatib, cônsul comercial do escritório.

Também presente na Gotex, com o objetivo de incrementar as relações bilaterais entre os países, esteve a Câmara de Comercio Mexico-Brasil (Camebra). No ano passado, o México foi o sexto país com maior fluxo de comércio com o Brasil, quando os embarques brasileiros totalizaram US$ 4,514 bilhões (crescimento de 18,39% em relação a 2016). Segundo Mauricio Lambiasi, diretor da Camebra no Brasil, o México representa um grande mercado de 120 milhões de pessoas, além de ser um país intimamente ligado aos EUA e possuir o maior número de parceiros através de acordos bilaterais. “No setor têxtil os principais parceiros hoje do México são EUA e Canadá, para onde são destinados, respectivamente, 60% e 20% da produção. O México já possui acordos no setor com a Colômbia, Peru e alguns países da América Central e considerando que Brasil e México são as duas maiores economias da América Latina, ter um acordo entre os dois países seria um caminho natural”.

Gotex Show 2019
O encontro do setor têxtil já tem data marcada para o próximo ano. A 7ª edição da Gotex Show será realizada de 10 a 12 de setembro de 2019, no Expo Center Norte, em São Paulo.

www.gotexshow.com.br
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GOTEX Show Press Office
RM Press | Comunicação Estratégica
Silvia Colaianni
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