Início Confeccionista Conheça o Lab Moda Sustentável, plataforma de colaboração e inovação aos desafios...

Conheça o Lab Moda Sustentável, plataforma de colaboração e inovação aos desafios do setor

Lançado em janeiro 2017, o Lab Moda Sustentável, uma iniciativa nacional, sistêmica e multissetorial, é formado por cerca de 40 lideranças, entre as quais, estão costureiras, acadêmicos, representantes do varejo e indústria de moda, do setor público, associações setoriais, fundações e institutos, organizações internacionais, sociedade civil e mídia. A iniciativa se propõe a atuar no sistema a partir da visão construída coletivamente pelos participantes, com o objetivo de abordar e transformar os principais desafios do mundo da moda no Brasil.

O projeto foi convocado por uma aliança composta pela OIT (Organização Internacional do Trabalho), ABVTEX (Associação Brasileira do Varejo Têxtil) e Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção), tendo como parceiro fundador o Instituto C&A, financiado também pela Fundação Hermann Hering e pela OIT, apoiado pela Santista S.A. e executado pela Reos Partners.

Entre novembro de 2017 e maio de 2018, a equipe elaborou a Teoria de Mudança, em que define a visão, os resultados esperados e os impactos que o Lab Moda Sustentável (LMS) quer ver no mundo da moda nacional até 2027. Além disso, construiu o Mapa Sistêmico, no qual identifica os principais pontos de alavancagem ou desafios a serem abordados para transformar a cadeia da moda nos próximos anos. Organizada em grupos de trabalho (GTs), a equipe cocriou e prototipou seis iniciativas multissetoriais, que endereçam desafios como educação, cultura e consumo, trabalho e desigualdade, ambiente de negócios e políticas públicas, entre outras.

Com as iniciativas, a equipe do LMS cresceu, ganhando outros integrantes e organizações. “Neste momento, as iniciativas estão se tornando projetos e a plataforma alçando um outro patamar de colaboração buscando ampliar o número de participantes, de ações e conexão com outros movimentos engajados na causa da moda sustentável”, diz Lucilene Danciguer, líder-gestora do Lab Moda Sustentável.

Representando as marcas mais significativas do varejo de moda brasileiro, a ABVTEX entende que o LMS contribui com diversos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. “Alinhado ao propósito da entidade de promover um ambiente sustentável, que propicie uma atuação justa, inovadora, competitiva e transparente entre todos os elos da cadeia de valor da moda, o Lab vem se consolidando como importante plataforma colaborativa, pela qual esperamos alcançar impactos positivos abrangentes para transformar o setor”, aponta Edmundo Lima, diretor executivo da ABVTEX.

“O Lab Moda Sustentável é uma iniciativa inovativa, que vem elaborando propostas através de um diálogo entre representação multipartite do setor da moda, para estimular uma transformação justa e sustentável nesta indústria”, afirma Martin Hahn, Diretor do Escritório da OIT (Organização Internacional do Trabalho) para o Brasil.

“O Brasil possui a maior cadeia produtiva integrada do setor têxtil e de confecção do ocidente e somos a quarto maior produtor de vestuário do mundo. Por si só, essas credenciais já seriam suficientes para explicar a complexidade da indústria da moda com seus muitos elos interdependentes. Portanto, é preciso a participação de todos os atores desse universo contribuindo para unificar a cultura da justiça social e a imprescindível agenda da sustentabilidade. Devemos reduzir ao máximo as lacunas que cada segmento, cada empresa e cada profissional do setor descobre no seu cotidiano, quando se trata de compliance. Ver o todo com todos”, descreve Fernando Pimentel, presidente da Abit.

“O Lab Moda Sustentável tem sido uma importante iniciativa para a missão do Instituto C&A de transformar a indústria da moda. Acreditamos que o trabalho em conjunto com atores do setor e a soma de esforços em prol de uma agenda comum é fundamental para promover uma indústria mais justa e sustentável”, relata Giuliana Ortega, diretora-executiva do Instituto C&A.

Para fortalecer o setor na busca por uma moda justa e sustentável em 2019 e 2020, o Lab vai ampliar sua equipe com os seguintes objetivos:
1. Tornar o projeto uma plataforma contínua de colaboração, aprendizagem e inovação para transformar os principais desafios do setor;
2. Fortalecer relacionamentos entre atores-chave do ecossistema e estimular mais diálogo, cooperação, corresponsabilidade, parcerias e redes colaborativas;
3. Desenvolver, fortalecer e dar escala a soluções novas e existentes para impactar o setor;
4. Contribuir para a criação de condições favoráveis para a transformação da moda, influenciando políticas públicas e gerando mecanismos de investimento em soluções.

A equipe do LMS aponta que os resultados esperados até 2020 são: lideranças e organizações do setor engajadas e colaborando e inovando nos desafios da moda; relações estabelecidas entre atores e redes da cadeia, favorecendo práticas de negócios justas, transparentes e sustentáveis em níveis regionais e nacionais; e maior visibilidade das práticas sustentáveis na moda dentre as lideranças do Lab Moda e no setor em geral; e as seis iniciativas multissetoriais de impacto e escaláveis fortalecidas, testadas ou em andamento endereçando os desafios prioritários

Compartilhar