Início Confeccionista Começa dia 20 em São Paulo a FuturePrint 2022, a mais completa...

Começa dia 20 em São Paulo a FuturePrint 2022, a mais completa feira de tecnologias de impressão digital e comunicação visual

Evento ocorrerá no Expo Center Norte, em São Paulo, entre os dias 20 e 23 de julho; agenda sustentável foi pensada para abranger a feira desde a estrutura até os conteúdos dos fóruns

São Paulo, julho de 2022 – Entre os dias 20 e 23 de julho, a cidade de São Paulo sediará, no Expo Center Norte, a FuturePrint, a mais completa feira de tecnologias para os mercados de comunicação visual, serigrafia, sublimação, sign e impressão digital têxtil. Durante quatro dias, o evento, que é organizado pela Informa Markets, deve reunir mais de 600 marcas e atrair mais de 40 mil visitantes.

Conhecimento e atualização profissional

A FuturePrint volta a ser presencial após duas edições online e, dentre as diversas atrações, o Fórum FuturePrint será, durante toda a feira, um espaço com palestras gratuitas, especialmente desenvolvidas para oferecer ao visitante o conhecimento e as informações necessárias para fortalecer seus negócios. Durante os quatro dias estarão reunidos neste espaço profissionais renomados abordando temas sobre comunicação visual, mídia OOH, performance de vendas, impressão para visual merchandising, as diversas aplicações do acrílico e gestão empresarial.

Já o Fórum Future Têxtil e o Circuito de Impressão Digital Têxtil abordarão diferentes temas, tais como: processos de pesquisa e tendências para desenvolver uma coleção, diferentes bases para estampar, certificações disponíveis, versatilidade de maquinários e equipamentos, pré e pós-tratamento, entre outros. Além das palestras, o público poderá esclarecer suas dúvidas com especialistas sobre opções de impressão disponíveis e suas aplicações para iniciar ou ampliar sua estamparia têxtil digital.

Apoio para profissionais experientes e iniciantes

A edição deste ano da FuturePrint contará novamente com dois importantes espaços para os visitantes que buscam investir em novos projetos: o Sebrae Móvel e a Sala de Crédito. O Sebrae-SP estará presente com sua unidade móvel, onde os consultores do órgão auxiliarão os participantes por meio de análises financeiras e de gestão, orientando os empreendedores quanto às possibilidades da sua empresa. Na Sala de Crédito, organizada pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), Associação Brasileira da Indústria Gráfica (Abigraf) e o Sindicato das Indústrias Gráficas no Estado de São Paulo (Sindigraf), estarão bancos, cooperativas, fintechs e agentes de desenvolvimento para auxiliar na construção da melhor estratégia de financiamento, inclusive com oportunidades especiais de crédito.

Aprendendo na prática

O espaço “Serigrafia em Ação” promoverá palestras gratuitas sobre todo o processo serigráfico aplicado a diversos nichos de mercado, como moda infantil, religiosa e esportiva, impressão de quadricomias, simulados e indexados, entre outros. Além das palestras, quem visitar o ambiente poderá conhecer in loco demonstrações de equipamentos e insumos, passando pela pré-impressão (preparação de matrizes serigráficas), impressão de diferentes produtos, efeitos e substratos diversos e temas novos, como formação de custos, dicas para quem está começando no mercado e serigrafia artística em pôsteres.

A técnica de sublimação também estará em destaque na feira. Os visitantes poderão conhecer na prática as diferentes aplicações de sublimação, além de obter informações sobre o gerenciamento do negócio, por meio de palestras gratuitas. O espaço “Sublimação em Ação” mostrará todo o processo de sublimação aplicado a diversos nichos de mercado, como brindes, moda e decoração, entre outros. Haverá ainda palestras, demonstrações de equipamentos e insumos, bem como interação entre palestrantes e público, sorteios e quizzes.

SUSTENTABILIDADE

Entre as ações sustentáveis pensadas para a edição 2022 estão, na parte estrutural, a utilização de toda a iluminação da feira para lâmpadas LED, reconhecidas por serem mais duradouras e consumirem menos energia elétrica, além do uso de porta-crachás reutilizáveis para as credenciais de acesso ao evento e do uso de materiais reutilizáveis em estandes e na parte administrativa, o que fará com que menos lixo seja gerado.

Nas ações de comunicação impressa foi dada preferência para papel fabricado a partir de fontes de manejo sustentável certificadas. “Algumas iniciativas foram readequadas para que não fossem gerados resíduos desnecessariamente e outras, em que não foi possível seguir apenas com o digital, fomos ao encontro de alternativas responsáveis”, detalha o Gerente de Marketing da FuturePrint Leonardo Marsola.

Pensando também em levar temas ligados a ESG ao interesse do público visitante, o Fórum FuturePrint trará o painel “Empoderamento Feminino na Comunicação Visual”, no dia 20/07 às 15h (quarta-feira); Já no Fórum Future Têxtil, no mesmo dia às 16h, será a palestra “ESG no mercado da moda – Boas práticas e competitividade”. No dia 22 de julho (sexta-feira) às 17h, terá lugar o tema “Sustentabilidade na Indústria Têxtil (Estamparia e Moda)”. No último dia de feira, dia 23 às 12h50, a palestra será sobre “Gestão de pessoas e diversidade na indústria da estamparia”.

De olho também em questões sociais e de diversidade, a FuturePrint disponibilizará na Praça de Alimentação opções de comida vegetariana e vegana. Ainda, o evento promove arrecadação de alimentos para o projeto Quebrada Alimentada, promovido pelo Restaurante Mocotó, que atua no fornecimento de marmitas e cestas básicas a famílias em situação de vulnerabilidade alimentar na zona norte de São Paulo. Será possível doar alimentos não perecíveis na feira ou fazer a doação financeira de forma digital, por meio de um QR Code que leva à uma vaquinha virtual e que também possui link de acesso dentro do site do evento.

Sobre a FuturePrint:

Acompanhando a evolução e integrando as soluções e tecnologias de impressão nos mercados de serigrafia, sign e têxtil, a FuturePrint reposicionou-se em 2019 com sua nova marca. A feira, que antes era conhecida como Serigrafia SIGN FutureTEXTIL, agora possui maior foco em pessoas, inovações e na entrega de valor.

SERVIÇO

FuturePrint 2022

Site da feira: www.feirafutureprint.com.br

Data: de 20 a 23 de julho de 2022

Horário: De quarta a sábado, das 13h às 20h. Sábado das 10h às 17h.

Local: Expo Center Norte – São Paulo/SP

Contato: comercial.futureprint@informa.com

Compartilhar