Home » feiras

Maquintex 2009

Maquintex 2009

Maquintex 2009

Sucesso de público e de negócios, a Maquintex 2009 – Feira de Máquinas, Equipamentos, Serviços e Química para a Indústria Têxtil, realizada de 11 a 14 de agosto em Fortaleza (CE), superou as expectativas. Durante os quatro dias do evento, mais de 15 mil visitantes, provenientes do Ceará e de outros Estados do Norte e Nordeste, passaram pelos pavilhões do Centro de Convenções Edson Queiroz. A estimativa dos organizadores é que o volume de negócios feitos pelas cerca de 340 marcas nacionais e internacionais distribuídas nos 80 estandes da feira tenha atingido os R$ 350 milhões.
Em 2007, quando da primeira edição no Estado, a Feira reuniu 170 marcas. “Este evento já se consolidou como uma grande referência do calendário têxtil do País”, destacou o presidente da Maquintex, Hélvio Roberto Pompeo Madeira, comemorando os resultados obtidos.
Tanto que a direção do grupo FCEM, empresa responsável pela organização do evento, já confirmou a próxima edição da feira para o período de 9 a 12 de agosto de 2011, no novo Centro de Feiras e Eventos de Fortaleza, desta vez em conjunto com o 24º Congresso Nacional de Técnicos Têxteis.
Veja uma amostra do que foi apresentado no evento.

Agulhas Schmetz

Filial da empresa alemã Ferd. Schmetz, a Schmetz do Brasil expôs suas agulhas para máquinas de costura e bordado. Destacou, porém, a agulha especial Serv 7, para máquinas de costura. Mais robusta, tem 15% a mais de aço na área que não penetra no tecido, o que, de acordo com a empresa, contribui para reduzir falhas nos pontos. A cava também tem maior espaço, o que otimiza o trabalho da laçadeira.  Em vários modelos, essas agulhas são indicadas para máquinas retas, overloqueiras e galoneiras, dentre outras. A linha de agulhas para máquinas de bordar automáticas (modelos DBXK5 e DBXK5 KK/1738 ES), e as agulhas de crochê para máquinas a manivela e máquinas de bordar automáticas também marcaram presença na feira. “Desde 1851, a Schmetz vem acompanhando os fabricantes de máquinas e desenvolvendo modelos de agulhas, entre elas as especiais”, sintetiza o gerente Alexander Moser. www.schmetz.com; (51) 3343-8558.

Andrade Máquinas
Entre sua variada linha de equipamentos, inclusive para pronta entrega, a Andrade Máquinas destacou a máquina de costura para franzimentos da marca Japsew (chinesa), e a reta Siruba com novo design (modelo L918). “Todo o ano incrementamos nosso portfólio com novos produtos”, diz a assistente de Marketing da empresa, Beatriz Anselmo.  As bordadeiras chinesas Sansei e Shanggong também mereceram destaque. Diversos modelos da Sansei vêm sendo trazidos ao Brasil há cerca de um ano pela Andrade. O de quatro cabeças é um dos mais em conta do mercado, afirma Beatriz. Já a Shanggong, nas versões uma ou duas cabeças, também tem preços bem acessíveis e vem sendo comercializada pela empresa há cerca de dois anos. Nesse período, mais de 250 unidades já foram vendidas. “É a mais indicada para quem quer começar um pequeno negócio com bordados”, explica a assistente.
Os cearenses puderam também ver de perto a passadeira Topper 321, cuja versão rotativa é capaz de passar até 4 mil calças num turno de oito horas e permite um completo acabamento. www.sansei.com.br; (11) 3787-3333.

Audaces
Desenvolvedora de soluções em tecnologia para automação dos processos produtivos, a Audaces trouxe à Maquintex 2009 uma plotter vertical – a Audaces Tower Jet –, lançada de forma pioneira no mundo pela empresa em 2008 e com tecnologia 100% nacional. “É um equipamento ideal para pequenas confecções, pois ocupa espaço reduzido na linha de produção”, afirma Paulo Cunha, gerente de Vendas para as regiões N/NE. Apresentou também a Neocut, a primeira máquina automática de corte produzida no País, indicada para tecidos ramados e tubulares como lingerie, moletom, jeans e cotton, como até diversos tipos de materiais flexíveis. A máquina corta até 7cm de enfesto, é controlada por computador e utiliza tecnologia eletrônica e mecânica de ponta.  A Audaces participa do novo programa de financiamento do BNDES – o Programa de Sustentação do Investimento, que possibilita pagamento em até 120 meses para equipamentos nacionais, com juros de apenas 4,5% ao ano e carência de até 24 meses. www.audaces.com.br;  (48) 2107-3725.
Automatiza Sistemas
Sediada em Florianópolis (SC), a empresa fabricante de máquinas de corte e gravação a laser participou pela primeira vez da Maquintex, levando dois equipamentos para o segmento têxtil: as máquinas Mira (para gravação), e Prisma (para corte), este o equipamento da empresa mais vendido para o setor, referência em tecnologia para corte de bordados e também para patches, termocolantes, sobreposições e materiais estampados. Presente em 14 Estados da Federação, a Automatiza está prestes a entrar no Pará, revela o diretor de Recursos, Marcos Lichtblau. No Ceará, mantém um representante regional que está expandindo a atuação da empresa. www.automatiza.com.br; (48) 3239-2240.

Barudan do Brasil

Levou à Maquintex uma máquina de bordar automática com seis cabeçotes (modelo BEVS-HLZ 1206), que tem como diferencial um cabeçote adicional (“bailarina”) que aplica fitas, cordões e miçangas nos tecidos, um plus em relação às tradicionais. “O modelo pode ser encontrado também com a opção 10 cabeçotes e foi desenvolvido para trazer mais versatilidade aos bordados”, afirma o gerente geral Ricardo Liesegang. A máquina apresenta o mesmo padrão robusto das demais da Barudan e pode trabalhar 24h por dia. Tem 12 agulhas e velocidade máxima de até 1000rpm.  www.barudan.com.br; (21) 2506-0050;(11) 3338-1850.

Cotex

Sediada em Blumenau (SC) e representante no Brasil de máquinas de costurar das marcas Brother, Yamamoto, KM e Hashima, japonesas, e Unicorn, coreana, a Cotex apresentou aos cearenses, entre outros produtos, máquinas de costura fusionadeiras (que unem a entretela aos tecidos), máquinas para montagem de alças de sutiã e as que fazem encaixes de colchetes nessas peças. O diretor Alcides Schneider anunciou para setembro deste ano a inauguração de uma filial e showroom em São Paulo, no bairro do Bom Retiro.  www.cotex.com.br; (47) 3144-1144.
Futurize
Fabricante nacional de máquinas de bordar automáticas com uma, duas e quatro cabeças, e também de máquinas de bordar cilíndricas (com uma só cabeça, ideais para bordar camisetas e bonés), a empresa sediada em Criciúma (SC) está expandindo sua atuação e chegando ao Nordeste, informa o gerente nacional de vendas, Licinho Mariano. Há 20 anos no mercado, a Futurize anuncia para o ano que vem o lançamento da versão em seis cabeças. www.ftz.com.br; (48) 3438-2322.

GGtech/Moldplast

Representante da Gerber Technology no Brasil, a GGTech fornece avançadas soluções computadorizadas para design e sistemas de produção para a indústria do vestuário que incluem equipamentos para planejamento, desenvolvimento de produto, modelagem, custos, planejamento de corte, encaixe, enfesto e corte automático. Em união com a Moldplast, oferece também equipamentos e acessórios para confecção, comercializando um mix de produtos que são aplicados em todas as etapas da produção. Um dos destaques da empresa na feira foi uma mesa de enfesto de agulha estendida da alemã Veith System, que a GGTech representa no Brasil. Modular e sem similar no mercado, a mesa é indicada para enfestar tecidos xadrezes ou listrados, proporcionando menor perda nos encaixes. Outras novidades apresentadas foram um aplicador de pinos e tags automático; sistema de risco, modelagem e encaixe automático; máquina de moldar bojo de sutiã; máquina de ultrassom. www.moldplast.com.br; www.ggtech.com.br; (11) 3221-4747.

Lectra Brasil

Uma das maiores no mercado mundial de tecnologia integrada para automação, otimização e aceleração dos processos de design de produto, desenvolvimento e produção, a Lectra desenvolve softwares e sistemas de corte especializados e fornece serviços associados a uma ampla gama de mercados, incluindo moda (vestuário, acessórios, calçados), entre outros. Na Maquintex, apresentou a nova versão (V6R1) do software Modaris, para modelagem, que agrega o conceito de trabalhar a modelagem em layers (camadas), e agiliza os processos, ao automatizar os cantos de costura e as tabelas de medidas, explicou o gerente de Marketing, Leonardo Abreu. (11) 3894-9144.

Mac-Len

Representante no Brasil das marcas Westman, Kansai, Silver Star, Newflex  e Westpress, a Maclen atua em máquinas de costura, de bordar, corte, passadoria, fusionar, aplicação de strass, etiquetadoras, tags, automações, peças e aviamentos em geral. Na Maquintex, 2009 apresentou máquinas industriais específicas para linha de produção de cuecas box, prensa manual de transfers, mesas de passadoria com caldeira embutida e máquina de bordar com dispositivo de lantejoula. E montou, em seu estande, uma célula de produção de cuecas box. “Nossa intenção era mostrar  todas as etapas do processo”, justificou o presidente da Mac-Len, José Carlos Lens. www.maclen.com.br ; (11)3376-0000.

NS Importação e Comércio

Com sede em Blumenau (SC), a empresa representa as alemãs Groz-Beckert, Memminge  e Kern –Liebers, além da suíça Grob by Groz-Beckert, e mantém as divisões têxtil, química e Syncro Belt. Carlos Henrique Groehs, representante da NS para o Nordeste, avalou a feira como muito boa a acredita que os negócios na região vão melhorar neste segundo semestre. No segmento têxtil, a novidade apresentada pela empresa foi um alimentador de elastano para teares circulares com a marca Memminger.  Ainda dessa divisão, expôs agulhas para malharia e costura, aparelhos auxiliares, platinas, liços e lamelas. www.nsimport.com.br; (47) 3321-4333.

Silmaq

Representante no Brasil das marcas Siruba, SunStar, SWF Nippon, Seit Eletrônica e Racing, a Silmaq oferece uma extensa linha de máquinas de costura, para bordado, máquinas para corte a laser, ploters e softwares para máquinas de bordar, entre outros produtos. Da Sun Star, os destaques ficaram por conta de máquinas de costura eletrônicas, entre elas caseadeiras e botoneiras automáticas com alimentador, galoneiras eletrônicas, interloque de franzir e interloque com transporte superior para costuras críticas (evita o autofranzimento em costuras extrapesadas), além de uma máquina a laser para cortes sobrepostos. Da mesma marca, expôs um modelo de bordadeira campeão em velocidade, que pode receber, por exemplo, alimentadores duplos de lantejoulas e dispositivo aplicador de cordão, enumerou o  diretor Marcelo Woldmann. www.silmaq.com.br; (47) 3321-4444. www.sunstarbrasil.com.br; (11) 3362-3434.

Singer
Fez o pré-lançamento de uma máquina de costura (travete) eletrônica, que deverá chegar ao mercado brasileiro no primeiro semestre de 2010. Trouxe à feira parte de sua linha de máquinas de costura (caseadeiras, botoneiras, retas, ziguezagues, overloques, galoneira, travete) e de corte (a disco e a faca), além de agulhas e óleo industrial. www.singer.com.br; (19) 2107-4741.

Sun Special
Especializada no comércio e na distribuição de máquinas de costura, de corte, bordado, passadoria, só para citar algumas, além de peças de reposição e acessórios, a Sun Special apresentou de tudo um pouco em seu estande. “Temos tudo o que uma confecção precisa, dos produtos mais simples aos mais sofisticados”,  disse a vendedora Marta Chaves. Presente em todo o Brasil, com revendedores, a empresa também trabalha com cartão BNDES e outros tipos de financiamento.  www.sunspecial.com.br; (11) 3334-8800.


Críticas ou sugestões, deixe um comentário ou fale com a nossa redação: redacao@oconfeccionista.com.br

Comments are closed.